Cadastro Positivo também é uma boa para o seu bolso!

Se você pediu que suas informações fossem retiradas do Cadastro Positivo, está na hora de repensar. Isso porque estar neste banco de dados pode ser bom para seu bolso! Quando o mercado tem acesso ao seu histórico financeiro de bom pagador, você terá vantagens. Ou seja, você deixará de ser um “estranho” e a liberação de crédito será facilitada. Poderá ter taxas menores de juros nas compras a prazo, em empréstimos e financiamentos. Além, é claro, de aprovação mais rápida de crédito. Então, se você quer ser bem recebido no mercado de crédito e ser reconhecido como bom pagador, autorize que suas informações de pagamentos possam ser acessadas por quem concede crédito.

Até 2019, ter os dados no Cadastro Positivo era uma escolha do consumidor. Como poucos conheciam a importância desse banco de dados, a adesão era muito baixa.  Com a aprovação da Lei Complementar nº 166/19, todas as pessoas que têm um CPF automaticamente passaram a compor o Cadastro Positivo. Entretanto, há a opção de pedir a exclusão a qualquer momento. Mas se você pediu para sair do Cadastro Positivo, isso irá impactar quando for pedir crédito no mercado.

O Cadastro Positivo é um banco de dados que registra todas os seus pagamentos em dia (cartão de crédito, financiamento, empréstimo, cheque especial, etc.). Esses dados também são alimentados com as contas consumo (internet, luz, telefone e água). Com base nestas informações, as empresas que atuam com bancos de dados, como a Boa Vista, criam uma nota de crédito, o chamado Score. É esta nota que irá ser decisiva para o seu bolso na hora em que for buscar crédito. Quanto maior ela for, mais credibilidade você terá. Seu nome ganha outro status no mercado de crédito. Isso significa até condição personalizada e boas taxas nas suas movimentações financeiras.

Uma vez que você aceitou ficar no Cadastro Positivo, se quitar seus compromissos financeiros em dia, sua nota Score só irá aumentar. Assim, procure pagar no vencimento a sua fatura do cartão de crédito, os financiamentos e empréstimos que estão no seu CPF, as contas de telefone, internet e todas as outras. Ao atrasar o pagamento de qualquer conta, isso irá impactar sua nota Score e pode pesar no seu bolso caso venha a precisar ou queira contrair um crédito.

Agora, se você pediu a exclusão do Cadastro Positivo porque acha que suas informações serão acessadas por qualquer empresa, saiba que está enganado. Nenhum dado seu é repassado para nenhuma empresa. As que consultam o banco de dados da Boa Vista só tem acesso à sua nota Score, nada mais. Todas as outras informações que chegaram ao banco de dados são sigilosas. Somente o birô de crédito tem acesso a elas. A Boa Vista cumpre as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você não paga nada para ter seus dados no Cadastro Positivo. Nem para solicitar a exclusão de seu histórico da base de dados. Muito menos para acessar suas informações neste cadastro. O que pode ser feito entrando no site ou no aplicativo da Boa Vista. Ou seja, são vários os bons motivos para manter seus dados no Cadastro Positivo. A maior vantagem é o fato de ele trazer transparência e diferenciação entre o bom e o mau pagador. Ou seja, fica mais claro quem são as pessoas que honram os seus compromissos financeiros e a essas é liberado crédito com mais facilidade e melhor preço. E seu bolso agradecerá a possibilidade de ter vantagens para continuar com crédito no mercado, com aprovação rápida e juros menores.

Fonte: Consumidor Positivo Boa Vista SCPC