Presidente da ACIC recebe gerente executivo do Banco do Planalto Norte

Nesta quinta-feira, dia 28, o presidente da ACIC, Sr Reinaldo de Lima Jr, recebeu o gerente executivo do PLANORTE, Sr Nivaldo Brey Junior, a fim de fortalecer a parceria institucional entre as entidades.

A democratização do acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores representa a inclusão produtiva e social de milhares de famílias brasileiras. Necessitamos de políticas públicas para incentivar, criar, apoiar, viabilizar e estudar modelos de negócios inovadores que atendam à população da chamada “Base da Pirâmide”, que representa praticamente 80% da população, ou seja, pessoas com menor poder aquisitivo e de consumo.

Geralmente pensa-se que apenas grandes empresas são capazes de aprimorar os negócios para a Base da Pirâmide, mas na verdade o foco principal está nas PMEs, pois elas estão em contato direto com os núcleos de baixa renda, melhor distribuídas em grupo de serviços e produtos específicos que podem alcançar escalas significativas, oferecendo um novo modelo de produção em escala. O resultado disso é um maior desenvolvimento para a nossa região. O Banco do Planalto Norte se propõe a ser o vetor para este desenvolvimento.

Inaugurada em 18 de abril de 2000, na cidade de Canoinhas, a Sociedade de Crédito ao Microempreendedor do Planalto Norte – PLANORTE tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico social e combate a pobreza, conceder crédito por modelo alternativo visando a criação, crescimento e consolidação de empreendimentos de micro e pequeno porte, formais e informais, dirigidos por pessoas de baixa renda. Atualmente é presidida pelo Sr Gilson José Pedrassani, que exerce o cargo de forma voluntária.

A instituição disponibiliza o microcrédito para micro e pequenas empresas, pessoas físicas, estudantes universitários e de escolas técnicas, professores, profissionais liberais e proprietários de moradia da região da AMPLANORTE, que contempla os municípios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Três Barras, Canoinhas, São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Porto União e Matos Costa e todo Sul do Paraná, permitindo ao Empreendedor acesso ao crédito fora dos padrões tradicionais.

O Planorte já liberou mais de 100 milhões de reais para nossa região, distribuídos entre 36.443 créditos, contemplando principalmente os empreendimentos do setor de comércio e serviços, gerando mais de 3 mil novos empregos e mantendo outros 24.138.

Em Canoinhas, o Planorte fica situado na Rua Vidal Ramos, 725, Centro, telefone (47) 3622-4825.