ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS LANÇAM MANIFESTO PELA DUPLICAÇÃO DA BR-280 NO PLANALTO NORTE

Nesta segunda-feira, 14/3, aconteceu uma reunião para definir os próximos passos com a participação de cerca de 50 empresários, presidentes, diretores e representantes das empresas. Os empresários da região podem buscar a Associação Empresarial da sua cidade para assinar o manifesto. O prazo para assinar o documento é até o dia 25/3.

O vice-presidente Regional da Facisc para o Planalto Norte, Antônio Carlos Tiburske, destacou que são 235 km de extensão que estão no limite. “A situação atual e futura mostra que os movimentos dessa rodovia são extremamente lento e isso vai refletir cada vez mais no nosso desenvolvimento”.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou a importância da rodovia para o desenvolvimento de Santa Catarina. “É uma causa justa e temos que nos engajar com isso”.

Próximos passos

Reunir todas as empresas, trazer as informações, emitir um manifesto que será entregue a todos os órgãos responsáveis são ações que foram definidas pelos presidentes das Associações como prioritárias.

Dados Relevantes BR-280

• Principal acesso rodoviário do Planalto Norte Catarinense aos Portos Catarinenses
  • Por esta rodovia, são transportados vários commodities representativos das exportações e importações, como tubos e perfis de aço, derivados da celulose, arroz, madeira, soja, entre outros.
  • Importante função de ligação entre os polos produtivos presentes na sua área de influência, tanto em Santa Catarina quanto no Paraná?, aos portos de São Francisco/SC e Paranaguá?/PR. Porém, como existe uma grande urbanização ao longo da rodovia o custo do transporte de longa distância do escoamento de produtos sofre interferência direta das mesmas.
  • Outra função relevante do segmento em estudo e? servir de apoio ao turismo, ligando o Planalto norte de Santa Catarina e o Centro-Sul Paranaense ao litoral do estado de Santa Catarina.
  • DNIT tem 5 milhões para investimentos na rodovia.

ACIC REPRESENTADA

Representando a ACIC na reunião, além do presidente Reinaldo de Lima Jr., os diretores Rafael Mirando da Silva, Sheyla Godzikowski Vilela Sachewh, Adilson Brehmer e José Sawinski Jr. e o empresário Alexey Sachweh. Ao usar a palavra, o presidente salientou a importância de observar os projetos em andamento que aguardam apenas a liberação do orçamento para serem continuados, para que não sejam prejudicados, considerando a morosidade de uma obra maior.

Fonte: FACISC