Facisc avalia como positivo o aumento de quase 30% no saldo de emprego em SC

Em fevereiro, a economia catarinense gerou 26,4 mil novas vagas formais de emprego. Os dados são do Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério Trabalho e Emprego, publicados nesta quarta-feira, 27/3.

Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, o aumento de quase 30% em relação ao mesmo período de 2023 demonstra a recuperação gradual da indústria e a manutenção do crescimento do comércio e serviços no estado. “O aumento do poder de compra da população vem possibilitando essa abertura maior de vagas no comércio e serviços, com boas perspectivas para 2024 ”.

Indústria

Na indústria, as 12,8 mil vagas de trabalho foram incentivadas, em parte, pelas exportações catarinenses. O crescimento das vendas internacionais de carne suína, o maior montante da série histórica para um mês de fevereiro, incentivou as contratações nos frigoríficos catarinenses. Na análise interanual, o setor de abate de animais aumentou em mais que o dobro seu saldo de empregos, ante fevereiro de 2023.

Na mesma linha, foi destaque também a recuperação das contratações do setor de madeira, devido à retomada das vendas para os EUA. Importante destacar também as contratações nos setores de confecção e têxtil, indústrias que em 2023 sofreram queda na produção devido à pressão nos custos. No mês, foi registrada abertura de 812 vagas formais nos setores, incentivada principalmente pelos processos finais de fabricação de roupas e estamparias, e não no desenvolvimento da criação de modelos.

Construção
As atividades iniciais da etapa da construção foi destaque no mês, como a construção de edifícios, impulsionada pelos efeitos defasados da política de redução das taxas de juros e a consequente melhora gradual nas expectativas do mercado imobiliário. Além disso, houve também aumento no número de empregados nas obras portuárias.

Comércio
Em fevereiro, o comércio registrou saldo de vagas quatro vezes maior que no mesmo período em 2023. A resiliência do mercado de trabalho e o aumento gradual da disponibilidade de crédito para a população vem possibilitando as vendas no setor. As atividades que registraram os maiores crescimentos no saldo foram o comércio atacado, sobretudo de artigos de uso pessoal e doméstico e de materiais de construção, em linha com o crescimento do setor.

Serviços
Os serviços registraram o maior saldo dentre os demais setores da economia catarinense, 12,8 mil novos postos de trabalho em fevereiro. O maior crescimento no saldo de vagas veio das
atividades administrativas e serviços complementares, o que incentivou também as 800 novas contratações nos serviços de fornecimento de alimentos preparados e de cantinas privativas. Além disso, a retomada gradual do setor da construção incentivou as contratações dos serviços de arquitetura e engenharia. Destaque ainda para as atividades de armazenagem, beneficiada ainda da colheita de grãos do ano passado.

Leave a reply