Facisc discute assuntos de interesse da classe empresarial com senador Amin

O presidente da Facisc, Elson Otto, e parte dos integrantes da atual diretoria e os presidentes das associações de Florianópolis (ACIF), Palhoça (ACIP) e São José (Aemflo) receberam nesta terça-feira, 30/1, o senador Esperidião Amin para discutir diversos assuntos referentes ao meio empresarial e ao desenvolvimento econômico do Brasil.

Marco temporal, reforma tributária, desoneração da folha de pagamento, terras de marinha, entre outros, foram temas tratados pelos empresários e pelo senador durante o encontro. Segundo o senador, ainda há espaço para discussão da Reforma Tributária. “Nem o mal e nem o bem estão totalmente feitos. Há espaço para piorar e para “despiorar”, destacou o senador.

O presidente Elson Otto afirmou que a intenção da atual diretoria é trazer os representantes da classe política para conversar com a diretoria e os presidentes. “Queremos trocar ideias e ter nossas questões respondidas pelos nossos parlamentares como fizemos hoje com o senador Esperidião Amin”.

Os investimentos para as cidades catarinenses atingidas pelas chuvas foi outro ponto discutido. A vice-presidente Rita Conti trouxe a preocupação das regiões do Vale e Alto Vale e pediu o que o empresariado pode esperar. “Precisamos que isso seja lembrado fora do período de chuvas que algo seja feito”, alertou Rita. Segundo Amin foi apresentada uma proposta de estudo de R$1 bilhão de reais e com a alteração do orçamento foi cortado. “Cientificamente a previsão é piorar as condições climáticas e é necessário que o Governo Federal ajude mais”. A tecnologia tem que evoluir, a previsão tem que melhorar e a Defesa Civil tem que se integrar”. O projeto de resolução vai premiar as cidades que popularizarem regras que minimizem os danos do clima.

Na ocasião foram entregues ofícios manifestando a preocupação em relação à Medida Provisória 1202/2023, que revoga a desoneração da folha de pagamentos e o benefício fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE); e outro manifestando apreensão diante da atual proposta de Reforma Tributária, em especial, a revisão da tabela do Imposto de Renda e a tributação de dividendos levantam preocupações consideráveis para a classe empresarial em geral, em especial para aquelas empresas de menor porte.

Outro tema abordado foram as condições operacionais do Novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira. A Facisc pleiteou esforços junto ao Senado para que se findem movimentos que prejudicam o andamento do Porto Seco de Dionísio Cerqueira.