Facisc retoma reuniões de Diretoria com participação do secretário de Estado da Saúde

A Facisc realizou no dia 20/01, a primeira Reunião de Diretoria e presidentes de ACIs. Um dos assuntos que mais preocupa a classe empresarial no momento, a alta nos casos de Covid enfrentada em todo o mundo devido a variante ômicron, foi o tema principal da reunião, com a participação do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que 97% dos municípios estão problemas com a atual onda da Covid e isso afeta diretamente às empresas. “As empresas estão sentindo isso no número de faltas e atestados”, detalhou.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que em mais de 22 meses, Santa Catarina é considerada mundialmente como referência no enfrentamento da pandemia. Segundo o secretário SC tem a menor taxa de letalidade do Coronavírus. “Nosso estado tem taxa de 1,6%. Se comparado aos estados vizinhos do Paraná e do Rio Grande do Sul, é uma taxa referência, pois eles têm 50% a mais”, descreveu. O secretário disse que espera em breve que se tenha uma solução à questão da relação de trabalho e o afastamento por conta da Covid. Segundo ele o que existe é uma nota técnica dos procedimentos científicos. “É necessária uma intervenção da Justiça do Trabalho e da Procuradoria Geral do Estado para que se chegue a melhor forma de gerir a questão da pandemia e postos de trabalho para que não prejudique ainda mais os atendimentos de todas as áreas. Estamos buscando junto ao Ministério da Saúde formas para diminuir os impactos da ausência das pessoas no mercado de trabalho”. Ele ainda explicou que hoje o Estado está garantindo o custeio das UTIs. “Temos  um cenário complexo, mas de modo geral estamos conseguindo vencer. Recebemos mais testes e as vacinas continuam chegando.”

Representatividade

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, apresentou as ações realizadas durante o final de 2021 e nos primeiros dias deste ano. Além disso, divulgou a realização da Assembleia Geral Extraordinária no dia 2 de fevereiro, que terá como pauta uma alteração estatutária e a criação do Instituto DEL. Todos as associações empresariais estão convocadas através de seus representantes. “É muito importante que todos participem para o fortalecimento do nosso Sistema”.

Outro tema destacado pelo presidente Sérgio foi a realização de mais uma edição do Projeto Voz Única. Já na sua quarta eleição, o Voz Única, que vai acontecer em 2022, busca unificar a voz da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. O objetivo do projeto é levantar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado sob a ótica empresarial, para subsidiar os planos de ação de nossos governantes. As informações levantadas são publicadas em uma cartilha que é apresentada e discutida com os políticos municipais, estaduais e federais. O Voz Única é um instrumento de informação e consulta também para a sociedade, reforça e amplia o posicionamento e as bandeiras defendidas pela FACISC, e serve também como auxílio para os eleitores conhecerem os pleitos de cada região catarinense.

Empreender

O coordenador do Programa Empreender, Gilson Zimmermann, apresentou um panorama sobre o Programa Empreender em Santa Catarina. A Facisc conta hoje com 604 núcleos empresariais e mais de 8,5 mil empresas no estado. Como propostas para 2022, o Empreender vai realizar o Programa de Aceleração de Núcleos, que em parceria com o Sebrae/SC, vai injetar mais de 2 milhões de reais nas empresas nucleadas, a realização de TBC – Treinamento Básico de Consultores, no Litoral de 15/2 a 18/2 e em Chapecó de 22/2 a 25/2, o Multiplica.me que tem em análise proposta para subsidiar parte do valor para ACIs  de pequeno e médio porte, e a realização de 16 workshops para os Coordenadores de Núcleos e nucleados.

Fonte: FACISC