Polícia Militar e FACISC lançam Protótipo Alpha para impulsionar segurança e desenvolvimento sustentável em Santa Catarina

Nesta segunda-feira, dia 25 de março, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançam o Protótipo Alpha, uma iniciativa voltada para a busca de soluções integradas que promovam a segurança e o desenvolvimento sustentável no estado. O evento vai acontecer na sede da Associação Empresarial de Lages (ACIL) às 18h30.

O programa, idealizado pela PMSC, tem como propósito identificar e monitorar os fatores relacionados à violência letal, aliando-os ao desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses. Utilizando indicadores estabelecidos por meio da econometria, o Protótipo Alpha visa aprimorar as políticas públicas, tornando-as mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas de cada região.

O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante-geral da PMSC, enfatiza que o Protótipo Alpha será implementado e testado ao longo de 12 meses, inicialmente em cinco municípios da mesorregião serrana. Ele confia que o programa será um modelo nacional de estudo e destaca a importância de abordar as causas subjacentes da criminalidade e da violência. “Este projeto é de extrema importância para Santa Catarina e para o Brasil. Vamos buscar as verdadeiras causas da criminalidade e da violência em nosso estado e contribuir para melhorar o país cada vez mais”, afirmou o coronel Pelozato.

A metodologia adotada para intervir nos territórios é baseada no Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), desenvolvido pela FACISC e executado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). O presidente da FACISC, Elson Otto, destacou a parceria entre a PMSC e a FACISC como um passo importante na promoção da prevenção e na melhoria da segurança pública, utilizando dados econômicos dos municípios.

Carlos Eduardo de Liz, presidente do Conselho de Administração do IDEL, ressalta que o Programa DEL não se limita apenas à segurança, mas também promove a inovação na gestão pública, a mobilização social e a construção de políticas públicas baseadas em consenso e dados técnicos.

Fonte: FACISC