REPRESENTANTES DO SISTEMA FACISC PEDEM QUE RESPONSABILIDADE POR MEDIDAS DE SEGURANÇA DE IMÓVEIS SEJA RETIRADA DE CONTADORES

Uma comitiva liderada pelo presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, e pelo ex-presidente e integrante do Conselho Superior da Federação, Jonny Zulauf. reuniu-se nesta quinta-feira (14/10) com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e presidente do Colegiado de Segurança Pública de SC, Charles Vieira, para solicitar o apoio para ajustar as exigências constantes no sistema de gestão do CBMSC (e-SCI Bombeiro). De acordo com os procedimentos administrativos previstos na IN 1 – Parte 1 e Nota Técnica 62/2021 do corpo de bombeiros, quando do cadastro de informações dos imóveis no sistema é estabelecido ao contador a responsabilidade pelas medidas de segurança contra incêndio e pânico para utilização de imóveis no Estado, para os casos de regularização, construção, mudança de ocupação, reforma, emissão de alvará e outros.

A FACISC, que representa 148 associações empresariais e mais de 35 mil empresas em SC, é plenamente favorável a regulamentação e controle rígido das medidas de segurança contra incêndio e pânico dos imóveis no Estado de Santa Catarina, a fim de evitar “catástrofes” como a ocorrida em 2013 na boate Kiss, que matou 242 pessoas, mas entende que não se pode atribuir tais responsabilidades aos profissionais da área contábil. “Entendemos a necessidade do cadastro das informações, mas alguns termos precisam ser ajustados e direcionados aos proprietários dos imóveis ou responsáveis legais”, reforçou o presidente Sérgio Rodrigues Alves.

Fonte: FACISC